Terapias e outros serviços

Psicanálise

Modelo terapêutico fundado no início do século XX por Sigmund Freud, a psicanálise é uma técnica que, assente num quadro analítico, permite o diálogo entre o consciente e o inconsciente de cada um, trazendo à tona as raízes das problemáticas atuais. Técnica célebre pelo divã, mas não se extinguindo nesse pormenor, a psicanálise permite a criação de uma relação terapêutica baseada na absoluta confiança, sintonia e aceitação de todas as partes que compõem o ser-se pessoa. Através da associação livre, da análise dos sonhos, da ponderação da transferência emocional para o analista e de todas as tonalidades emocionais que caracterizam a relação entre o par analítico, torna-se possível alcançar a transformação psíquica do sujeito, desatando nós que estavam, até então, a impedir o crescimento e o viver da vida em pleno. O início de um processo psicanalítico está dependente de uma avaliação rigorosa, dado que se considera que nem todas as problemáticas terão indicação para esta técnica.


Psicoterapia Psicanalítica

Inspirada nas terapias psicanalíticas, a psicoterapia psicanalítica tem como propósito a reestruturação da personalidade em profundidade, através da tomada de consciência de conflitos internos e de mecanismos desadaptativos de funcionamento. É uma das técnicas mais eficazes para que haja mudança significativa, sendo este processo desenvolvido pelo par terapêutico de acordo com as necessidades do sujeito, sempre com respeito total pela sua autonomia individual. Esta técnica não se restringe a problemáticas graves ou sintomatologia severa, sendo também extremamente útil num sujeito que pretenda, simplesmente, alcançar um maior autoconhecimento. As sessões, absolutamente confidenciais, têm uma regularidade e frequência estabelecidas no início do processo, normalmente semanal ou bissemanal.


Acompanhamento Psicológico

Por mais seguros e resilientes que sejamos, é comum que sintamos necessidade de ajuda para ultrapassar fases particularmente difíceis. O acompanhamento psicológico visa dar resposta a momentos de crise, sendo criado um espaço seguro para a manifestação de angústias e preocupações. Aqui, num ambiente contentor e dotado de confidencialidade, procura-se a reorganização do sujeito e do seu aparelho psíquico, sendo encontradas soluções que permitam a recuperação da alegria e do bem-estar.


Avaliação Psicológica

Existem inúmeros motivos que podem levar a um pedido de avaliação psicológica, dada a complexidade do ser humano. Através de uma avaliação psicológica rigorosa, torna-se possível avançar possíveis diagnósticos, sendo apresentadas sugestões relativamente ao caminho a seguir. Este processo é então muito abrangente e pode ser de diferentes ordens:

  • Avaliação cognitiva ou da função intelectual, nomeadamente inteligência, memória ou atenção, particularmente importantes de um ponto de vista escolar ou profissional;
  • Avaliação emocional/psicodiagnóstico, caso haja a suspeita de que poderá haver sofrimento significativo no sujeito;
  • Avaliação de personalidade, através da avaliação, por exemplo, dos seus recursos defensivos e do seu comportamento.


Orientação Vocacional

Assente num modelo que capacita o sujeito para a sua orientação e capacidade de autodeterminação, um processo de Orientação Vocacional consiste, acima de tudo, na criação de um ponto de partida para um mais profundo autoconhecimento no decurso da exploração e decisão vocacional. Este processo compreende a aplicação de uma bateria de testes selecionada com cuidado, sendo todos eles instrumentos robustos e reconhecidamente eficazes num processo de avaliação e orientação vocacional. É realizada a avaliação vocacional, cognitiva, de interesses e de personalidade do sujeito, complementando-se essa informação com a que é obtida em contexto de entrevista. Este serviço prevê a realização aproximada de 5 sessões, entre entrevista inicial, aplicação de provas e devolução de resultados. Em alguns casos pontuais, poder-se-á justificar o ajuste (para mais ou para menos) do número de sessões.