Nestes últimos dois meses, as noites de segunda a sexta de muitas pessoas foram passadas no Instagram, a descobrir Como é que o Bicho Mexe, direto de Bruno Nogueira. Aí, milhares de pessoas assistiram a conversas espontâneas, criativas e, sobretudo, com muito afeto, entre o humorista e os amigos, com especial destaque para Nuno Markl e Filipe Melo, companheiros já de outras viagens. Durante estas noites dolorosas para tantos, com um estado de emergência que privou todo um país da sua liberdade, aquilo que se passou foram momentos de verdadeira comunhão, que culminaram, na passada sexta, no cortejo natalício mais delirante alguma vez ocorrido – ou não estivéssemos nós a 15 de maio.
Vários momentos inesquecíveis tiveram lugar ao longo destes meses, mas como não destacar a celebração do 25 de abril, com Vhils a fazer surgir Zeca Afonso numa parede da sua casa, ao som de “Grândola Vila Morena”, Nuno Lopes numa versão emocionante de “E Depois do Adeus”, e Filipe Melo a tocar sublimemente ao piano “Traz um Amigo Também”? Quem tiver acompanhado os comentários partilhados em direto, terá percebido a quantidade de lágrimas que correram nesse dia, fruto de catarse partilhada, não numa qualquer Praça do Comércio, mas na casa de cada um.
Foi isso que Bruno Nogueira trouxe a tantos milhares de portugueses, neste período que ficará para a história pelos piores motivos – a sensação de se estar com amigos, em mais um final de noite, com um bom copo de vinho, a tentar aguentar mais um dia difícil. Talvez sem se dar conta, o humorista contribuiu de forma incalculável para a saúde mental de tantos e tantos portugueses, ao começar estes diretos de forma tão despretensiosa. Sozinho com as filhas, devido à quarentena da mulher, a atriz Beatriz Batarda, quis falar com outros adultos no final do dia – com isso, partilhou com muitos outros essa mesma companhia sanígena, essa conversa que tanto tinha de profunda como de escabrosa (no bom sentido, e à boa maneira do três génios que deram vida à memorável Nêspera no Cu).
Não raras vezes emocionou-se, emocionando todos aqueles que assistiam. Foi sempre incontornável o afeto absolutamente genuíno que bailava nos seus olhos e nos dos seus amigos, que se abraçavam à distância com manifestações tão puras de amor, a anos-luz da masculinidade tóxica tão presente nos dias de hoje. Confiantes em si mesmos, abriram ao mundo exterior o seu próprio mundo interno, percebendo que, com isso, não perdiam nada, só ganhavam. Sim, porque fica a certeza de que também eles saíram melhor desta experiência.
Em tempos marcados por notícias de tentativas de segregação, Bruno Nogueira mostra (caso dúvidas houvesse…) que é exatamente no sentido oposto que está a solução. Na comunhão, na partilha de ideais comuns, no amor ao outro, mesmo que diferente de nós. Este é talvez o maior elogio que se lhe possa fazer, aquele que destaca a sua natureza diametralmente oposta àqueles que tanto critica.
No último dia de direto, Bruno Nogueira e amigos terminaram a viagem num Coliseu repleto de cadeiras vazias, mas onde couberam cerca de 170 mil pessoas. Cantou Tony de Matos e, com a mesma simplicidade com que chegou, partiu. Pode deixar um vazio, o terminar destes diretos. Muitas pessoas poderão perder o seu conforto, a sua companhia, a sua distração destes tempos difíceis em que vivemos. No entanto, existem cada vez mais projetos que visam dar apoio a quem esteja a sentir o impacto do ponto de vista psicológico desta pandemia que a todos assola. Desde o início do confinamento que a Raízes – Psicoterapia | Psicanálise se adaptou à nova realidade, tendo mantido o seu apoio através das várias plataformas de videochamada disponíveis hoje em dia. Mas existem muitos mais recursos que podem ser utilizados, que são não só confidenciais, como também muitas vezes gratuitos: existem grupos de apoio psicológico online, o SNS24 tem uma linha própria de atendimento psicológico, existem linhas de atendimento em instituições variadas… Em tempos de angústia e incerteza, existem muitos profissionais a trabalhar através de vias alternativas à presencial, podendo ajudar a minimizar o sofrimento tantas vezes inevitável. Deixamos alguns links úteis:
Aconselhamento Psicológico – SNS24
Rede de Apoio Telefónico – Sociedade Portuguesa de Psicanálise
Obrigada, Bruno. Por estranho que pareça, sentimo-nos todos menos sós e mais confiantes de que sim, vai correr tudo bem.
*foto por @josesenagoulao
